quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Michel Giacometti


Michel Giacometti foi um etnomusicólogo corso que fez importantes recolhas etno-musicais em Portugal. Nasceu em 8 de Janeiro de 1929 na Córsega e morreu em 24 de Novembro de 1990 em Faro (foi sepultado na pequena aldeia de Peroguarda, no concelho de Ferreira do Alentejo. Giacometti interessou-se pela música popular portuguesa e em 1959 e veio viver para Portugal quando soube que tinha tuberculose. Fixou-se em Bragança ; fundou os Arquivos Sonoros Portugueses em 1960. Percorreu o país nas décadas seguintes, até 1982, tendo gravado cantores e músicas tradicionais que o povo cantava no seu quotidiano.

 Com Fernando Lopes Graça lançou a "Antologia da Música Regional Portuguesa", os conhecidos discos de sarapilheira, editados pela Arquivos Sonoros Portugueses em cinco volumes. No início de 1970, durante três a RTP apresentou o programa Povo que Canta, realizado por Alfredo Tropa.

O primeiro volume intitula-se "Cantos e danças de Portugal". Os seguintes dizem respeito ao "Minho", "Trás-os-Montes", "Beiras" e um último volume dedicado ao "Alentejo e Algarve". Açores e  Madeira em Antologia da Música Regional Portuguesa.



Sem comentários:

Enviar um comentário