quinta-feira, 9 de abril de 2009

Os melhores filmes

Os últimos três filmes – O Estranho Caso de Benjamim Button, Quem Quer ser Bilionário e O Leitor, qualquer deles podia ter ganho o Óscar. O Estranho Caso de Benjamin Button tinha tudo para ganhar: A realização, a caracterização, a excelente interpretação de Brad Pitt e também de Cate Blanchett, mas a história, adaptada da obra de F. Scott Fitzgerald, contraria as leis da natureza, é surrealista: um homem que nasce com oitenta anos vai regredindo na idade à medida que o tempo avança. O filme conta pois a história de Benjamin e da sua invulgar “viagem”, das pessoas e lugares que este vai descobrindo ao longo do seu caminho, dos seus amores, alegrias e tristezas… É um grande filme e a sua nomeação para Óscar não é por acaso. No entanto, o filme que vi a seguir, Quem Quer ser Bilionário, gostei ainda mais e elegeria este como o vencedor. Penso que a história, aparentemente simples (concurso de televisão que proporciona milhões…) é envolvente pela sua densidade social e dramatismo do princípio até quase ao fim. Um rapaz de 18 anos, oriundo subúrbios de Bombaim - espécie de “favelas brasileiras,” ampliadas – está apenas a uma pergunta de ganhar a elevadíssima quantia de vinte milhões de rupias no Concurso “Quem quer ser Bilionário”. Incrivelmente, Jamal Malik, vai acertando em todas as perguntas o que levanta suspeitas de fraude…É a partir do interrogatório policial que o jovem Jamal confessa a sua história de vida passada nas ruas e da rapariga de que amou e que perdera. O que estará um rapaz sem interesse pelo dinheiro a fazer num concurso televisivo? E como é que sabia todas as respostas?
Trata-se de um filme inglês, realizado por Danny Boyle com argumento de Simon Beaufay.

Por fim, fui ver “ O Leitor”, The Reader. Este filme foi indicado para o Óscar do ano em cinco categorias: Melhor Filme, melhor Director, melhor Atriz (Kate Winslet), melhor Roteiro Adaptado e melhor Fotografia. Os intérpretes são Kate Winslet, no papel de Hanna, Ralph Fiennes e David Kross, o jovem Michael Berg .O filme foi realizado por Stephen Daldry e baseado no livro do jurista e escritor germânico Bernard Schlink. O história prende-se com a Alemanha do pós-guerra.

Na década de cinquenta, um jovem de nome Michael Berg sente-se mal na rua e abriga-se à entrada de um prédio onde é ajudado por Hanna. Depois de ter recuperado o seu estado de saúde, em casa dos pais, vai à procura da moça para lhe agradecer. Em novos encontros os dois iniciam um caso, praticamente de sexo, excepto as leituras que Michael fazia de livros que trazia da escola.
Certa dia, Hanna decide ir embora e deixa o jovem rapaz de coração abalado. Sete anos depois ele reencontra-a no Tribunal como uma das rés em julgamento por crimes hediondos contra os judeus cometidos por seis mulheres durante a guerra. Este caso de amor entre um jovem adolescente e uma mulher madura esconde um segredo que Hanna não revelara a Michel. Hanna é condenada.
Nas décadas seguintes, Michel já muito mais maduro volta a ser Leitor, agora de forma diferente.
Gostei muito do filme e Kate Winslet mereceu ter ganho o Óscar da melhor actriz. Até o filme o poderia ter ganho!

2 comentários:

  1. Simplesmente admirável amigo Álvaro!
    Deparo-me agora mesmo com este teu formidável, blogue! Pergunto agora, como consegues tempo e disposição para alimentares estes tão interessantes BLOGS?
    Reconfirmo agora, do que já me tinha apercebido antes: gosto pela arte e literatura, verdade? Bem se vê que és homem das letras, bem habituado a estes afazeres! (…)
    Continua sempre amigo, já que mais não sei fazer, pelo menos vou lendo com gosto e prazer…
    A million thanks from Canadá!

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Artur Leiria,
    Gosto sim da literatura e da arte de um modo geral. Tenho pena é de não ter uma formação suficiente consolidada para explorar um pouco mais este domínio do conhecimento. Agora admirável é o teu conhecimento e domínio da língua portuguesa ao fim de vários anos fora do território Luso. Além disso, escreves muito bem!
    Boa Páscoa e um grande abraço.
    Obrigado pelas tuas palavras.

    ResponderEliminar