segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fronteiras de Integração. Portugal

8 Fronteiras de Integração
A criação de casas religiosas, de dioceses e do governo civil fazia parte da política portuguesa de integração. Integração que também no contexto da criação de um clero indígena e a aceitação de europeus em instituições como a igreja e o Governo que até então só incluíam portugueses de nascimento.
No final do século XV foram trazidos para Portugal jovens negros da África Ocidental. Receberam instruções e alguns voltaram aos seus locais de origem como padres ou catequistas.
Em 1518, em circunstâncias particulares, foi ordenado bispo de Utica um congolês. Esta foi uma iniciativa régia com o intuito de trazer jovens congoleses a Portugal para receberem instrução e depois criar um clero indígena.
Em 1571 foi criado um seminário em São Tomé e os seminaristas formaram um clero indígena.
Em 1541 foi criado em Goa o Seminário da Santa Fé, específico e exclusimanete para instruir jovens asiáticos e oriundos da África Oriental.
Os seminaristas, sobretudo seleccionados entre as castas mais elevadas, foram ordenados padres seculares. Embora a administração do Seminário estivesse a cargo dos Jesuítas, estes não estavam dispostos a admitir indianos na Companhia de Jesus.
No Japão, não existiam membros do clero japoneses; os que foram admitidos na Companhia de Jesus tornaram-se catequistas ou irmãos leigos.
Na China, não havia membros do clero chineses durante este período e no Brasil aconteceu o mesmo aos indígenas americanos.
Circunstâncias demográficas levaram a Coroa Portuguesa ordenar maior flexibilidade em relação à eleição de pessoas nascidas no local. Assim, em 1528, foi ordenado que os mulatos não fossem excluídos de cargos no senado de São Tomé.
Os “cristãos novos” desempenhavam cargos públicos em Goa mas nenhum “camarim” (hindus cristão) integrava o Senado de Goa (Boxeur, 1969:280, 282, 294, apud Russel-Wood, op. cit).
Na Ásia e mesmo em África, com pequenas excepções, o grau de integração permitido aos europeus era determinado pelos chefes locais e pelos seus povos. Na maior parte dos casos a presença portuguesa caracterizava-se pela interacção e não pela integração.
Quanto ao Brasil, os Europeus é que se impuseram aos povos indígenas.
A integração não se verificou no Brasil porque os próprios indígenas americanos negaram aos portugueses as condições prévias que poderiam ter conduzido a acordos e finalmente a integração. Mas, paradoxalmente, foi o Brasil a única região de todo o Império onde os portugueses tinham acesso a territórios muito vastos, onde exerciam domínio completo e gozavam de soberania quase incontestada pelos povos indígenas.
Em África, na Ásia e na América, criaram o seu próprio espaço mas há poucos exemplos de uma integração plena na área política, comercial, cultural ou social existente. Em vez disso, a associação tornou-se a norma e a convivência caracterizou as relações dos portugueses com os povos não europeus e não católicos.
Assim,
A discussão em torno das fronteiras de integração está condicionada por um conjunto de factores entre os quais estão considerados os parâmetros territoriais, largamente condicionado pelos tratados bilaterais, reforçados pela autoridade papal.
Nos cento e cinquenta anos (1415-1570), verificou-se uma mudança do contexto em debate: o que caracterizava por temas como “serviço de Deus”, as mentalidades cavaleirescas (honra e presa), as preocupações estratégicas e os interesses económicos que se conjugavam entre si: “Os factores políticos, económicos e estratégicos assumiram maior importância, embora o sentido da missão continuasse a ser muito importante."
O grau de desempenho no estabelecimento de colónias foi variável: verificou-se um apoio inequívoco à colonização da Madeira, dos Açores, de Cabo Verde, de São Tomé, do Príncipe e do Brasil. Verificou-se ainda um apoio e uma presença na Ásia e África. A diferença foi condicionada pelo contexto: enquanto a colonização foi encarada de sociedades e economias agrícolas, a presença portuguesa no ultramar baseava-se no comércio e numa barreira de protecção militar.
Nas áreas onde se encontravam implantadas as colónias, sobretudo na costa atlântica, os portugueses detinham o controlo. Esta presença verificou-se no Estado da Índia, embora a sua natureza fosse largamente condicionada por factores que escapavam ao controlo dos portugueses como seja o grau de aceitação demonstrados pelos povos não europeus e pelos seus chefes. Os portugueses, pelo seu lado, tiveram de pôr de parte noções preconcebidas de «alteridade» no desenvolvimento de relações com não europeus e não católicos. Esta capacidade dos Portugueses em fazê-lo permitiu-lhes interagir, desenvolver sociedades e criar a convivência.

1 comentário:

  1. Sejas bem-vindo “Filho Pródigo"...
    Contente por voltar a ver-te!
    Sinal que vais respirando como nós, o oxigénio da vida e comungando dos mesmos sentimentos.

    Bem-hajas camarada de armas.

    Um abraço, Álvaro.

    ResponderEliminar